A diferença entre Corsets, Corselet, Corpete e Espartilho

por | mar 24, 2018

Corset ou Espartilho

Palavra de origem francesa (pronuncia-se “corsê” em francês ou “córset” em sua adaptação ao inglês). É o verdadeiro espartilho. Ele é mais estruturado do que um corselet ou um corpete e é confeccionado com várias camadas de tecido e com barbatanas de aço sendo, assim, o que tem o maior poder redutor de medidas.

No Brasil, são conhecidos como corsets para tight lacing (quando servem para o treinamento ortopédico de cintura) e corsets autênticos (quando não servem para o treinamento ortopédico de cintura). Vale salientar que em qualquer lugar do mundo os corsets para treinamento de cintura se chamam corsets para waist training (que literalmente se traduz como “treinamento de cintura”) e apenas no Brasil eles são chamados de corsets para tight lacing (que se traduz literalmente como “laço apertado”).

No exterior, o corset que eles chamam de corset para tight lacing é o que no Brasil se chama apenas corset ou corset autêntico. Resumindo, se você entrar numa loja no exterior e pedir por um corset para tight lacing, a vendedora irá te mostrar um corset que não servirá para a prática de treinamento ortopédico de cintura.

Corpete

São blusinhas com barbatanas geralmente de plástico (mas nem sempre contém barbatanas), podem ser confeccionados em tecido elástico ou não, não sendo necessário o uso de forro. Podem ser confundidos com corselet ou corset pois tem corte e estilo parecidos, mas sua estrutura é bem diferente. Não apresentam amarração nas costas

Corselet

Outra palavra de origem francesa (pronuncia-se corselê), são visualmente parecidos com o corset, às vezes sendo até confundidos, mas ao se olhar de perto à diferença é facilmente percebida. Um corselet não possui a mesma estrutura de um corset.Geralmente feito com uma ou duas camadas de tecidos que podem ou não ser moles e/ou elásticos e com barbatanas de plástico (pvc, acrílico ou silicone). Mesmo que um corselet possua barbatanas de aço ainda assim não será como um corset. Por não ser tão bem estruturado é menos resistente e não irá aguentar a pressão das puxadas das amarrações nas costas que um corset para tight lacing (treinamento ortopédico de cintura) exigem e poderá se deformar se for apertado demais ao corpo. Seu preço é bem inferior que o de um corset pois o consumo de materias e a mão de obra custam bem menos.

Lady Eve

"And it's so easy when you're evil
This is the life, you see
The Devil tips his hat to me
I do it all because I'm evil
And I do it all for free
Your tears are all the pay I'll ever need"
-Voltaire, When you're evil